segunda-feira, 23 de março de 2009

Chile adota feriado protestante e quer extinguir feriado católico

CHILE - Países latinos há muito tempo celebram uma variedade de feriados públicos de origem católica romana, desde o dia de Corpus Christi até o dia de São Pedro e de São Paulo. Mas este ano, o Chile estabeleceu um feriado regional sem precedentes, e declarou o dia 31 de outubro como feriado público em honra às “igrejas evangélicas e protestantes”. O novo feriado celebra a data de 1517, quando Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha, iniciando assim a Reforma Protestante. Somente a Eslovênia e alguns estados da Alemanha estabeleceram essa data como feriado.
O que torna incomum a decisão de celebrar a Reforma é o fato de que o Chile é o único país da América Latina que ainda possui um Partido Democrático Cristão (católico). Apesar disso, o novo feriado foi aprovado com votação unânime no Congresso. Os políticos parecem reconhecer uma oportunidade.
No último censo, em 2002, em um país que era reconhecidamente católico, 15% da população disseram que eram “evangélicos” (na América Latina, o termo é um sinônimo para protestantes). As escolas estatais oferecem agora a escolha entre um ensino religioso católico ou evangélico, e o exército tem uma capelania de ambas as igrejas.

Marco histórico

Mas tudo tem um preço. O Chile pode até ter uma reputação ruim de exigir um trabalho diligente, mas agora o país tem 16 feriados nacionais por ano (sem contar as “pontes” em que os chilenos aproveitam para emendar os dias quando o feriado cai perto do fim de semana). Um dia de trabalho perdido vale cerca de 735 milhões em prejuízo na produtividade. Então, o governo quer aos poucos retirar dois ou três feriados dedicados à Virgem Maria.

2 comentários:

  1. Eu acho que o feriado de 31 de outubro deveria ser comemorado também aqui no Brasil, aqui na região onde eu moro no norte de sc tem muitos descendentes de alemães, inclusive eu e em pomerode uma cidade vizinha a nossa 84% da cidade é luterana e eu acho que fica meio estranho comemorar um feriado catolico, e não comemorar nenhum protestante

    ResponderExcluir
  2. Olá! passei aqui neste blog através de uma pesquisa sobre o Protestantismo, estive no Chile e gostei da idéia, embora há poucos evangélicos naquele país, eles sairam na frente, ganhando um dia pra comemorar esta importante data. Também gostaria que aqui no Brasil fosse comemorado este dia que marca uma grande conquista na história da Igreja, da humanidade, e da fé cristã.

    ResponderExcluir